sexta-feira, 20 de julho de 2018

Relacionamento abusivo...veja 10 sinais





Os relacionamentos que se toram  abusivos são capazes de acontecer de maneira extremamente discreta. São devastadores à personalidade e a saúde mental de suas vítimas, deixam um rastro de destruição para quem sofre na pele seus agravos.


 1. Controle e domínio constante: Exigir livre acesso ao celular do outro e suas redes sociais, não respeitar a privacidade alheia, determinar tipo de roupa a ser usada são exemplos disso.

 2. Você faz coisas contra a sua vontade ou toma muito cuidado com as palavras por medo de como ele pode reagir: Não é normal você sentir medo de quem deveria ser seu companheiro.

 3. Ele faz você sentir que a culpa por ele ser agressivo ou ameaçador é sua: Uso de argumentos semelhantes: "Você me provocou", ou "Eu só fiz isso porque eu te amo", ou ainda: "Você me tira do sério"

 4. Ele te faz acreditar que você é uma pessoa difícil de ser amada: "Se você não ficar comigo, ninguém vai saber aturar esse teu jeito".

 5. Ele "nunca te bateu" mas age sempre de forma agressiva: Lembrando que violência não é só a física. Esta pode ainda ser emocional, moral, sexual e até patrimonial.

 6. Ele tenta te afastar das suas amizades e te induz ao isolamento social: Esta é uma estratégia comum dos abusadores para fragilizar ainda mais suas vítimas e impedir qualquer tipo de pedido de ajuda.

 7. Após um desentendimento ele age com indiferença: Estratégia usada para desestabilizar e fazer com que a vítima chegue ao ponto de quase implorar por um contato.

 8. Você ouve coisas como "você é louca", que "isso é coisa da sua cabeça" ou que você está fazendo drama à toa: Isso se chama gaslighting e é o abuso emocional em que o parceiro faz com que você comece a questionar sua própria compreensão da realidade.

 9. Ele sempre é agressivo ou violento, mas toda vez promete que não vai mais fazer isso: Volta sempre arrependido e posteriormente, recomeça o ciclo do abuso.

 10. Ele tem o costume de gritar com você: Para que a violência aconteça existe um escalonamento dela. Um grito, em proporções maiores, pode se transformar rapidamente em uma agressão física.

Sem comentários:

Enviar um comentário