segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Não é fácil dizer "não" sem ferir os sentimentos,veja 5 dicas






 Eles pedem para você fazer um favor que você realmente não quer fazer, mas você concorda em fazer assim mesmo. Isso não é porque a outra pessoa tem uma capacidade notável de manipular você, mas porque teria sido mais difícil para você dizer não.

Felizmente, existem alguns truques para dizer não sem se sentir culpado, desde que você não o faça de maneira agressiva.

1. Imprima sua recusa entre duas declarações positivas ou elogios

Use este truque simples: comece agradecendo a outra pessoa por pensar em você, faça uma recusa educada e termine em uma nota positiva.

Por exemplo, suponhamos que seu vizinho se mude para um novo apartamento e, no último minuto, peça sua ajuda para mover a mobília. Você tem que se preparar para um exame importante, portanto, você está ocupado demais para ajudar.

Você poderia dizer: “Obrigado por perguntar, mas, infelizmente, estou muito ocupado estudando para o meu exame.

Eu gostaria de poder ajudá-lo, mas tenho muitas coisas para estudar. Normalmente eu seria capaz, mas tenho que me preparar para o exame que tenho que aparecer amanhã. "



2. Escolha uma frase de recusa padrão

Encontrar as palavras certas para dizer “não” usando duas frases.

“Isso parece ótimo, mas não posso fazer desta vez. Eu já tenho outros planos. Eu realmente agradeço por perguntar, mas eu não vou conseguir desta vez ”

3. Não use uma desculpa

Ao dizer "não", você estará interessado em oferecer uma razão porque não quer parecer rude. No entanto, fornecer uma desculpa dá às pessoas uma razão para contestar sua decisão. Como exemplo, eles tentarão ajudá-lo com sua desculpa para receber sua ajuda. Eles não irão considerar ou sentir o seu interesse no assunto.

Portanto, muita informação só levará a problemas e demonstrará que você se sente culpado por dizer não.

Tudo o que você tem a dizer é “ não, não consigo” ou “não, não tenho tempo suficiente agora” . Sinta-se à vontade para enviar frases como “mas obrigado por perguntar / pensar em mim”

4. Sinalize-os para uma alternativa ou ofereça ajuda em uma data posterior

Nunca devemos nos abster de ajudar nossos amigos, pais ou colegas de trabalho. Se você quer ajudar, mas não está em condições de fazê-lo, então sugerir outra pessoa que possa ajudá-los ou outra forma de oferecer ajuda em uma data posterior.

Você pode usar: “Eu quero fazer isso, mas não estou disponível agora. Você vai me perguntar de novo… então ?

5.  Conte-lhes sobre suas regras pessoais

Você normalmente se sentirá incomodado com as decisões tomadas nos convites recusados, que não correspondem às suas regras pessoais. Mas você precisa fazer um esforço para se concentrar no bem que virá de dizer não, não o pesar ou a culpa que você sente pela rejeição que você expressou.

Lembre-se, o mundo não vai acabar só porque você se recusa a se deixar ser usado como servo.



Se uma pessoa se ofende quando você recusar educadamente um convite ou uma solicitação, provavelmente você não deve mais se conectar a ela.


Seja qual for o caso, concentre-se no resultado positivo do seu esforço para dar um bom não.

Sem comentários:

Enviar um comentário